Como foi o primeiro jogo do Santos fora do estado de São Paulo?
Neste sábado (27), o Santos jogará contra a Ferroviária, às 18h30, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O duelo será no estádio do Canindé, em São Paulo, casa da Portuguesa.
Não é a primeira e certamente não será a última vez que o Peixe estará fora da Vila Belmiro. O fato que poucos sabem é que o primeiro jogo do Peixe fora do próprio estado.
Na ocasião, foi em 23 de abril de 1916, antes de inaugurar o seu próprio estádio, o clube recebeu o convite para fazer o seu primeiro jogo interestadual, no duelo inaugural do Estádio do São Cristóvão-RJ, o campo da Rua Figueira de Melo.
O confronto foi o 43° em toda a história do Alvinegro Praiano, e terminou empatado em 1 a 1, com Heitor “Leão” Pinheiro, do São Cristóvão, marcando o primeiro gol do estádio, enquanto o artilheiro Ary Patusca fez o gol do Peixe.
A escalação do Peixe era: Benedito Soares, Américo e Cícero; Marba, Oscar e Pereira; Millon, Campos (Telesco), Ary, Alcides e Arnaldo. Técnico: Urbano Caldeira.
Homenagem dos clubes e outras inaugurações
Os times possuem uma ótima relação, tanto é que havia um escudo do São Cristóvão na Vila Belmiro, e um do Santos nas arquibancadas do Figueira de Melo.
O Estádio da Rua Figueira de Melo foi o primeiro que o time da Baixada Santista estreou e inaugurou.Somando os mais de 100 anos de história, o clube já realizou a inauguração de 21 estádios. A última vez em que isso aconteceu foi em 2014, quando enfrentou o Mixto-MT, na Arena Pantanal.
Hoje em dia, o estádio do São Cristóvão é conhecido como Estádio Ronaldo Luís Nazário de Lima, uma vez que o Fenômeno foi revelado pela equipe. É o mais antigo do Rio de Janeiro, e com 103 anos, foi o primeiro a ser inaugurado em toda a cidade.